18 dezembro, 2009

Oficina Gestar II TP6 - 02/12/2009




1º momento - manhã - das 07:30h às 11:30h



Hoje, 02 de dezembro de 2009, realizamos as duas últimas oficinas do Gestar II, Língua Portuguesa. Como estavámos em clima de "despedida", inicie o encontro com uma mensagem pps. "Minha oração de agradecimento", que apesar de muito trabalhoso o Gestar II trouxe muito crescimento à minha prática pedagógica. (Graças a Deus!)


Nosso início de conversar foi falar sobre a importância e o prazer que devemos em nossos alunos para o ato de ler, afinal, somos "modelo" e "exemplo" para eles. Mas, apesar de ser uma tarefa difícil, devido ao bombardeio da mídia, internet e outras formas "fáceis" de entretenimento, nunca desistiremos de plantar a semente do incentivo à leitura.


Logo após, formamos 2 grupões para realização da Oficina do POLAS : P - personagens; O - objetos; L - lugar; A - ações dos persongens; S - sentimentos dos personagens. O trabalho procedeu-se da seguinte maneira:
  • 1º houve a leitura do texto "Praia" de Rubens Alves;
  • 2º O texto foi guardado e cada grupo escolheu um representante de cada grupo para realização do jogo das "POLAS" , e a cada "polas" sorteada o representante fez uma mímica para o grupo poder acertar. E quando o grupo acertava, o seu representante andava o nº de casas determinado quando o dado era jogado... (O grupo vencedor foi aquele que mais se aproximou da linha de chegada.

Os grupos permaneceram em seus lugares para a formação da "Árvore do Gestar II", em os grpos receberam umas "copinhas" da árvore e escreveu nelas o que foi o Gestar II.


Aí vão algumas opiniões:


O Gestar II foi :


avanço- ponto de apoio - reflexão - aprendizagem - amizade - conhecimentos - descontração - troca de experiências - empolgante - solidariedade - crescimento - terapia - trabalho.

2º momento Gestar II - das 14h às 18h

Nesse segundo momento, alguns cursistas fizeram relatos de alguns "Avançando na prática" que estavam faltando e também algumas exposições de projetos pedagógicos. Mais uma vez um momentos bastante proveitoso, pois trocamos mais experiências.
A cursista Marlane trouxe um grupo para de alunos para apresentarem duas músicas que foram temas do Projeto Interdisciplinar da Escola Municipal Sidônio Otoni, foi uma apresentação sensacional!
Contamos também para o encerramento com as presenças da pedagoga da SME/Teófilo Otoni, Nivia Maria Miranda Amorim e a da assessora técnica Maria Imaculada Vignatti que vieram para nos prestigiar.
Em seguida, os cursitas fizeram a autoavaliação e a avaliação do Programa Gestar II. O interessante é que todos os cursistas expressaram o desejo de que aconteçam mais formações continuadas como o Gestar, pois foi uma grande oportunidade de enriquecer a prática pedagógica.
__________________________________________________________

Nenhum comentário: