12 maio, 2009

Oficina Gestar II TP3 06/05/2009

Hoje realizamos nosso 3º encontro que tenho o prazer de chamá-lo de Oficina dos Generosos gêneros, realizamos as seguintes atividades :

  • Mensagem de abertura _ Mensagem por foto;
  • Paralelo entre "Gênero textual" e "Tipo textual", foi muito interessante, pois ao discutir em grupo percebi realmente a diferença entre gênero e tipo textuais;
  • Troca de ideias;
  • Realização da Oficina : Gêneros textuais que consistia em lançar um tema para a produção de texto com os seguintes tipos de gêneros: poema, manual de instrução, canção e receita;
  • Apresentaçoes das oficinas;
  • Planejamento para o próximo encontro.

Foi um encontro bastante proveitoso, pois consegui , mais uma vez, juntamente com meus colegas entender a diferença entre gênero X tipo textuais.

Em tempo: foi muito divertido assistir as apresentações das oficinas, fiquei cercada de muita CRIATIVIDADE!

Produções

Canção

O homem
Paródia (Garota de Ipanema)

Olha, que coisa mais linda
Mais cheia de graça, é ele
que passa
Num sexy gingado, a caminho
do mar
Moço, o seu gingado é mais que atraente
É sedutor, muito caliente
E me faz suspirar...
Ah! por que estão tão sozinha?
Ah! por que tanta injustiça?
A beleza que existe neste homem.
Acende o fogo que me consome.
E me faz delirar... (repete)

Componentes: Magna, Eliane, Sandra Sales, Aline, Vera Lúcia, Sandra Neres

Poema

Descrições masculinas

Há vários tipos de homens
Agora vamos descrever
Quem sabe você encontra
Um ideal para você.

O “charmoso” procura
As mulheres impressionar
Está sempre limpo e cheiroso.
Levando todas a delirar.

O “machão” é um ditador
Não sabe dialogar
É sempre egoísta
Não serve para amar.

O “esportista” procura
Do corpo cuidar
Está sempre na academia
Só pensa em malhar.

Para o homem “mulherengo”
Uma mulher só não dá
Está sempre insatisfeito
Procura seu ego saciar.

O “trabalhador” todos os dias
Preocupa-se em ganhar
O pão de cada dia
Para a família sustentar.

Cuidado com o “preguiçoso”
Uma cama não pode ver
Você sai para trabalhar
Enquanto ele vê TV.

O “ciumento” é possessivo
Está sempre a imaginar
Que quando não está com a mulher
Há um “Ricardão” em seu lugar.

O “carinhoso” procura
À mulher agradar
Está sempre presente
Em todo tempo e lugar.

O homem “inteligente”
Esse sim, é pra casar.
Com seu jeito envolvente
Sabe a mulher conquistar.

De todos os tipos descritos
Procure o melhor para você,
Mas, cuidado, ATENÇÃO!!
Para não se arrepender.

Componentes: Magna, Eliane, Sandra Sales, Aline, Vera Lúcia, Sandra Neres

Receita

Homem ideal

Ingredientes:

½ de paciência
½ xícara de bom humor associado ao carinho
1 pires de tolerância, amor e dedicação à mulher.
1 colher de sopa de tesão
1 porção de beijos, abraços e amassos.

Modo de fazer:

Coloque a paciência, junte o bom humor com carinho e misture suavemente com as mãos. Acrescente a tolerância, o amor, a dedicação, agregue tesão, beijos, abraços e amassos. Tempere com palavras de carinho.

Modo de servir:

Em um ambiente previamente preparado ao som de uma música romântica, pouca luz e cama macia, absorva toda a magia do amor e seja feliz.

Componentes: Wilma, Vanessa, Roberto, Virgínia, Valquíria, Tânia, Jomélia, Adenilda


Manual de instrução


Homem ideal

· Plugue-o na tomada de sua vida.
· Forneça energia para o seu bom funcionamento.
· Verifique se todas as peças estão encaixadas corretamente.
· Induza-o a fazer exercícios regularmente.
· Mantenha-o em constante observação.
· Verifique seu comportamento periodicamente.
· Iniba-o de ações inadequadas.
· Não deixe-o ao alcance de outras mulheres,
Para dar maior durabilidade ao seu homem, guarde-o em lugar propício como:
o coração. E que seja eterno enquanto dure.

Componentes: Wilma, Vanessa, Roberto, Virgínia, Valquíria, Tânia, Jomélia, Adenilda

29 abril, 2009

REFORMA (ORTOGRÁFICA) POÉTICA
2009 é o ano da Reforma Ortográfica
Em casos como AUTOESTIMA, o hífen cai.A sua é que não pode cair.
Em algumas palavras,o acento desaparece,como em FEIURA.
Aliás, poderia desaparecer a palavra toda.
O acento também cai em IDEIA,só que dela a gente precisa.E muito.
O TREMA sumiu em todas as palavras,como em INCONSEQUÊNCIA,que também poderia sumir do mapa.
Assim, a gente ia viver com mais TRANQUILIDADE.
Mas nem tudo vai mudar.ABRAÇO continua igual.E quanto mais apertado, melhor.
AMIZADE ainda é com "z",como vizinho, futebolzinho, barzinho.
Expressões como "EU TE AMO" continuam precisando de ponto.
Se for de exclamação, é PAIXÃO, que continua com "x",como ABACAXI, que, gostando ou não,a gente vai ter alguns para descascar.
SOLITÁRIO ainda tem acento,como SOLIDÁRIO,que só muda uma letra, mas faz uma enorme diferença.
CONSCIÊNCIA ainda é com SC, como SANTA CATARINA,que precisa tocar a vida pra frente.
E por falar em VIDA,bom, essa muda o tempo todo,e é por isso que emociona tanto.

26 abril, 2009

Memorial Descritivo

Sou Débora Karine Souza Brauer, professora de Língua Portuguesa da educação básica dos níveis fundamental e médio. Nasci em Teófilo Otoni/MG cidade que fica localizada no Vale do Mucuri. Sou casada e tenho dois filhos, que são meus tesouros, Carol e Pablo.

Desde criança quis ser professora, fiz o curso Normal em nível médio, em seguida fiz faculdade de Letras e especialização em Língua Portuguesa.

Há doze anos trabalho em sala de aula e posso dizer que sou professora por opção. Acredito que nós educadores temos uma missão que considero um apostolado: somos além de formadores de opiniões, formadores de caráter.

Gosto muito de ler, me lembro de um livro que li na infância :"Suriléia, mãe monstrinha" e atualmente estou lendo "A menina que roubava livros", (simplesmente maravilhoso!)

No mês de março do presente ano participei do curso de formadores para tutores do Programa de formação continuada, o Gestar II na cidade de Coronel Fabriciano. Agora, tenho o prazer de ser multiplicadora do curso que a cada encontro enriqueceremos a nossa experiência e o nosso saber.
Relatórios dos Encontros presenciais do GESTAR II na cidade de Teófilo Otoni/MG
1º encontro : 07/04/2009 (Oficina introdutória)
  • Na nossa primeira oficina introdutória ao Gestar II a assessora técnica, professora Imaculada, fez a abertura do encontro que está sendo promovido através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o MEC.
  • Em seguida, apresentei-me como tutora e fiz a apresentação da mensagem "Professores Apaixonados" e do Guia Geral do programa; informei os direitos e deveres dos cursistas.
  • A pedagoga da SME, professora Eliete, fez a distribuição do material.
  • Logo após, ouvimos e anotamos dúvidas e sugestões do grupo.
  • Realizamos a dinâmica da completude e marcamos a data do nosso próximo encontro.
2º encontro: 24/04/2009 (2ª Oficina introdutória)
Hoje realizamos a nossa 2ªoficina introdutória ao Gestar II com as seguintes atividades:
  • Mensagem pps: Compromisso;
  • Realizamos as atividades do Guia Geral (em subgrupos) com o objetivo de conhecer melhor o programa e traçarmos expectativas com relação ao mesmo;
  • Discutimos as respostas em plenária;
  • Ouvimos sugestões e dúvidas dos cursistas;
  • Fizemos um breve comentário sobre o assunto do próximo encontro (Gêneros e Tipos Textuais).

29 agosto, 2008


Quem lê...


...sabe mais
...pensa melhor
...compara idéias
...prepara-se melhor
...tem o que falar
...tem o que responder
...fundamenta suas opiniões
...aumenta sua compreensão
...melhora o vocabulário
...tem mais chances
...absorve experiência
...sabe o que está acontecendo.


Estudantes, leiam sempre!!