18 dezembro, 2009

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO GESTAR II


No dia 16 de dezembro do presente ano, realizamos na sede do Sind-Ute a "formatura do Gestar II de Matemática e Língua Portuguesa". Contamos com as presenças dos cursistas (os protagonistas), a Prefeita Maria José Haueisen, a Secretária Municipal de Educação Maria Helena Costa Salim, a pedagoga Eliete Lima,os diretores : Rogério, Diego, Dione e nós, Reginaldo (formador de Matemática) e eu Débora (formadora de Língua Portuguesa).

Foi uma cerimônia simples, mas muito bonita porque fechamos com "chave de ouro" o Gestar II de Língua Portuguesa e Matemática de Teófilo Otoni- MG.
O Gestar II só veio para enriquecer a nossa pedagógica; proporcinar criatividade em nossas aulas (não vejo a hora de colocar em prática o que aprendi com meus colegas, foi uma das experiências mais marcantes que ocorreu em minha vida profissional) e fez também com que nós, professores de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino, estreitássemos nossos laços profissionais e sobretudo de amizade; foi realmente um prazer realizar o Gestar II (apesar de muito trabalho que tive).
Valeu a pena!

Infelizmente, não pudemos contar com alguns cursistas (por justa causa, é claro); mas gostaria de apresentar as nossas estrelas do Gestar II Língua Portuguesa que abraçaram o curso com muito compromisso , dedicação, competência (Muito obrigada!):




1. Vanessa Maciel Machado
2.Tânia Mary Lisboa Prates
3. Rosilene Rodrigues Batista Quirino
4. Carmeliana Lauton Costa
5. Jomélia Elizabeth Batista Coelho
6. Maria Aparecida Chaves Almeida
7. Magda Benício Lopes
8. Veralucia Silva Amorim
9. Sandra Aparecida Alves Sales
10. Roberto Oliveira dos Anjos
11. Magna Eliane Teixeira Santos
12. Aline Santos Carvalho
13. Sandra Neres de Matos
14. Eliane Oliveira Quaresma
15. Wilma Moreira Colares
16.Arlete Gonçalves dos Santos Dutra
17. Marlane Santos Pereira
18. Virgínia d’Assunção Barbosa Xavier
19. Sélua Amine J. Duarte
20. Valquíria Ferreira Lopes

______________________________________________________


CANTINHO DA CRIATIVIDADE

Este cantinho é destino à publicação de produções de alguns de nosso alunos:
PATRIMÔNIO CULTURAL


Venho hoje aqui falar
Pra cultura preservar

Quantas coisas pra falar
Vou aqui relatar

Um povo sem memória
É um povo sem história BIS


O cine Vitória
Guardo na minha memória

Um povo sem memória
É um povo sem história BIS

Patrimônio, Cultura devemos preservar
É coisa que jamais podemos desprezar

A Praça Tiradentes é a área de lazer
Sábado e domingo é a hora do prazer

Um povo sem memória
É um povo sem história BIS

A escola que eu estudo
Tem um grande valor
Foi a primeira Municipal
Que a prefeitura criou

E também não podemos esquecer
Foi nessa escola que aprendemos
A ler e a escrever.
___________________________________________________________
PRESERVE A NATUREZA
(Cultural Rap)

Essa historia é muito triste
É pra conscientizar
Esse mundo poluído
Isso deve acabar

Cada esquina
Em cada canto
Devemos observar
Cada lixo que encontramos
Devemos reciclar.

Preserve a natureza
É o nosso lugar
É uma beleza
Vamos Preservar (refrão)

Preste muita atenção
No que eu vou te falar
Que por causa desse lixo
O mundo pode acabar

Esse lixo é imprevisível
Perigoso pode crer
Pois começa as enchentes
Inundações você vai ver

Compositores:

Mário César Santos
Agevaldo Pereira
Everton Moreira
Leandro de Abreu
Lucas Mendes
Rafael Pereira
Professora: Marlane
(Alunos da Escola Municipal Sidônio Otoni)

Oficina Gestar II TP6 - 02/12/2009




1º momento - manhã - das 07:30h às 11:30h



Hoje, 02 de dezembro de 2009, realizamos as duas últimas oficinas do Gestar II, Língua Portuguesa. Como estavámos em clima de "despedida", inicie o encontro com uma mensagem pps. "Minha oração de agradecimento", que apesar de muito trabalhoso o Gestar II trouxe muito crescimento à minha prática pedagógica. (Graças a Deus!)


Nosso início de conversar foi falar sobre a importância e o prazer que devemos em nossos alunos para o ato de ler, afinal, somos "modelo" e "exemplo" para eles. Mas, apesar de ser uma tarefa difícil, devido ao bombardeio da mídia, internet e outras formas "fáceis" de entretenimento, nunca desistiremos de plantar a semente do incentivo à leitura.


Logo após, formamos 2 grupões para realização da Oficina do POLAS : P - personagens; O - objetos; L - lugar; A - ações dos persongens; S - sentimentos dos personagens. O trabalho procedeu-se da seguinte maneira:
  • 1º houve a leitura do texto "Praia" de Rubens Alves;
  • 2º O texto foi guardado e cada grupo escolheu um representante de cada grupo para realização do jogo das "POLAS" , e a cada "polas" sorteada o representante fez uma mímica para o grupo poder acertar. E quando o grupo acertava, o seu representante andava o nº de casas determinado quando o dado era jogado... (O grupo vencedor foi aquele que mais se aproximou da linha de chegada.

Os grupos permaneceram em seus lugares para a formação da "Árvore do Gestar II", em os grpos receberam umas "copinhas" da árvore e escreveu nelas o que foi o Gestar II.


Aí vão algumas opiniões:


O Gestar II foi :


avanço- ponto de apoio - reflexão - aprendizagem - amizade - conhecimentos - descontração - troca de experiências - empolgante - solidariedade - crescimento - terapia - trabalho.

2º momento Gestar II - das 14h às 18h

Nesse segundo momento, alguns cursistas fizeram relatos de alguns "Avançando na prática" que estavam faltando e também algumas exposições de projetos pedagógicos. Mais uma vez um momentos bastante proveitoso, pois trocamos mais experiências.
A cursista Marlane trouxe um grupo para de alunos para apresentarem duas músicas que foram temas do Projeto Interdisciplinar da Escola Municipal Sidônio Otoni, foi uma apresentação sensacional!
Contamos também para o encerramento com as presenças da pedagoga da SME/Teófilo Otoni, Nivia Maria Miranda Amorim e a da assessora técnica Maria Imaculada Vignatti que vieram para nos prestigiar.
Em seguida, os cursitas fizeram a autoavaliação e a avaliação do Programa Gestar II. O interessante é que todos os cursistas expressaram o desejo de que aconteçam mais formações continuadas como o Gestar, pois foi uma grande oportunidade de enriquecer a prática pedagógica.
__________________________________________________________

21 novembro, 2009

Plantão Pedagógico Gestar II - 18/11/2009

Durante este plantão, aproveitamos para montar e colocar em dia os portfólios, tirarmos dúvidas a respeito do Projeto Interdisciplinar, li alguns memoriais, que aliás estão lindíssimos! E como nosso Seminário de Avaliação está previsto para os dias 23 e 24/11, fiz a coleta de algumas atividades realizadas pelos alunos durante o GestarII.
______________________________

Oficina Gestar II TP6 - 10/11/2009

Realizamos hoje a nossa décima oitava oficina do Gestar II (quase na reta final). Foi e está sendo muito trabalhoso, no entanto vejo que tenho conseguido aprimorar mais e me amadurecer mais como profissional. Havia muito tempo que esperava por uma oportunidade como esse e, graças a Deus não tenho medo de desafios, uma vez que o Gestar II foi um grande desafio.
Iniciamos nossa tarde com uma mensagem pps. "Bagagem", refletimos o quanto é necessário que façamos mudanças em nossas vidas, que renovemos nossas práticas.
Em seguida, iniciamos o estudo do TP6: Leitura e processos de escrita II, cujo tema já havia sido proposto no TP4. Realizamos uma oficina com trabalho de produção textual em grupo e a proposta foi a montagem de uma história maluca:
  • Cada grupo recortou dez figuras de revistas;
  • Fizeram a montagem das cenas e da história e, logo após socializamos o trabalho (como sempre dotado de muita criatividade!);
  • Marcamos também a da data de nosso segundo plantão pedagógico, dia 18/11/2009 (das 7:30h às 11:30h e das 13:30h às 17:30h).

Reitero que o Gestar foi muito dificultoso, mas que veio em um momento oportuno, pois nunca é demais se atualizar e quero aproveitar e agradecer aos cursistas pelo grande empenho e compromisso!

Professores, parabéns!!!

Ser Mestre

Tarefa tão difícil, mas não impossível. Tarefa que pede sacrifício incrível! Tarefa que exige abnegação. Tarefa que é feita com o coração. Nos dias cansados, nas noites de angústia, nas horas de fardo, da tamanha luta, chegamos até a nos questionar, será, Deus, que vale a pena ensinar?
Mas bem lá dentro responde uma voz, a que nos entende e fala por nós, a voz da nossa alma, a voz do nosso eu – Vale sim, coragem!
Você ensinando aprende também, você ensinando faz bem a alguém e vai semeando, nos alunos seus, um pouco de paz e um tanto de Deus.

Um abraço fraterno, Débora Karine

GESTAR II out./2009
___________________________

Oficina Gestar II TP2 - 23/10/2009


1º momento das 07h30min às 11h30min
TP2

Mais uma vez nos reunimos na SME para a realização do 16º encontro do Gestar II de Língua Portuguesa e, como sempre iniciamos com uma mensagem de pps. para motivar o nosso dia : “Receita de nenê” ;
Em seguida, introduzi nosso assunto exibindo o vídeo “Terror na cidade” (rimos um pouco!);
·Após os risos, iniciamos a nossa conversa sobre A Gramática e seus sentidos- TP2 Análise Linguística e Análise Literária- momento bastante proveitoso, pois, tivemos a oportunidade de refletir sobre a gramática nas nossas aulas de Língua Portuguesa e as compartilhamos estratégias de como trabalhar períodos compostos e análise sintática;
Depois do lanche algumas colegas expuseram alguns dicionários de gírias produzidos por seus alunos e relataram as experiências e dificuldades que tiveram para as produções desses riquíssimos trabalhos;
Logo após iniciamos o assunto do TP2 Análise Linguística e Análise Literária – A frase e sua organização.


2º momento - das 13h30min às 17h30min

TP2


· Iniciamos a nossa tarde continuando com o assunto frase e realizamos uma oficina em que os cursistas fizeram atividades do AAA2 envolvendo A gramática e seus sentidos, frase, oração e período.
· Em seguida, fizemos a socialização das atividades;
· Falamos também sobre o assunto - A arte: formas e função momento em que aproveitamos para conhecer as sugestões que o TP 2 pág. 82 traz para nós professores de como sermos fruidores da arte;
· Fizemos também, o Estudo da Linguagem Figurada assunto também do TP2 , aproveitando o momento para relembrarmos algumas figuras de linguagem como a metáfora e a metonímia.
· Encerramos nosso encontro combinando o próximo “Avançando na prática” e a data do próximo plantão pedagógico que será no dia 18/11/09 (8 h).
· Mais uma vez aproveito a oportunidade que o Gestar tem me proporcionado para enriquecer minha prática através dos relatos e das experiências de meus colegas de profissão.


Oficina Gestar II TP1 - 07/10/2009

1º momento - das 07h30min às 11h30min

Iniciamos o nosso 14º encontro do Gestar II com uma mensagem pps. com o poema sobre Mário Quintana;
Em seguida, fizemos o estudo do slide do TP1 Linguagem e Cultura _ Conceituando o texto e assistimos aos videoclipes dos poemas Cidadezinha Qualquer e José de Carlos Drummond de Andrade, percebemos então, como um mesmo texto pode ser descrito de diversas maneiras;
Logo após realizamos a oficina em que os cursistas transformaram um texto de diálogo informal em POEMA, NOTÍCIA DE JORNAL E CARTA FAMILIAR, após as produções dos textos fizemos a socialização e ratificamos novamente como um único assunto pode ser tratado ou contado através de diversos gêneros textuais.

2º momento - das 13h30min às 17h30min

Iniciamos o encontro vespertino com a apresentação dos “Avançando na prática” momento que considero bastante oportuno, pois analisamos as atividades e as dificuldades durante a realização das atividades e trocamos experiências diversas;
Em seguida, damos continuidade ao assunto do TP1 Linguagem e Cultura, na seção de Intertextualidade através do estudo do slide: O Diálogo entre textos : intertextualidade, momento em que relembramos os tipos de intertextualidade, inclusive, houve um tipo que nos chamou atenção: o pastiche.
E para ilustrar mais nosso assunto ouvimos: o Hino Nacional Patrocinado; O bode e a cabra – paródia de Rita Lee; e algumas paródias do Bombril eterno.
Finalizamos o encontro combinando o “Avançando na prática”, tiramos algumas dúvidas a respeito do projeto e portfólio.
O dia de hoje foi muito intenso, pois realizamos duas oficinas, mas como sempre foi mais um momento de experiência que acrescento à minha prática docente e isso, tem valido muito a pena!

Oficina Gestar II TP1 - 24/09/2009

1º momento – das 7:30h às 11:30h

Apesar de alguns problemas de logística, realizamos mais uma sessão coletiva do Gestar II. Após a mensagem “SE DOER, ASSOBIE”, iniciamos com uma dinâmica onde foram colocados em uma mesa 10 envelopes com as seguintes palavras: pensamentos, sistema, experiências, expressão da cultura, valores, norma, critérios socioculturais, valores, registro e costumes. A cada palavra descoberta, um cursista deveria colar no cantinho da CULTURA ou da LINGUAGEM;
· Terminada a dinâmica analisamos o slide do TP 1 cultura e linguagem;
· Formamos 3 grupos para realização de atividades do AAA 1 sobre cultura e linguagem.
· Em seguida, fizemos a socialização.



2º momento – das 13:30h às 17:30h

Iniciamos o encontro vestpertino relembrando um pouco o tema trabalhado no 1º momento e,em seguida aconteceram apresentações dos “Avançando na prática” ,momento que considero bastante oportuno, pois, analisamos as atividades e as dificuldades durante a realização das atividades e trocamos experiências diversas;
Em seguida, analisamos os slides “imagens ocultas” e sugerimos a produção de textos a partir da leitura das imagens;
Finalizamos com combinação da data do próximo plantão pedagógico e lição de casa.

Oficina Gestar II - 11/09/2009

· Mais uma vez nos reunimos aqui na SME para realização de mais uma oficina. Infelizmente, por motivos alheios à nossa vontade não iniciamos com a mensagem, pois o data show não se encontrava no local. Começamos com a realização da socialização dos “Avançando na prática (como sempre foi um momento muito proveitoso de muita descontração e troca de experiências);
· Falamos sobre a viagem que fiz para a realização da 2ª etapa do meu treinamento do GESTAR II na cidade de Coronel Fabriciano.
Mais uma vez sinto que enriqueço a minha experiência profissional realizando o Gestar com meus estimados e comprometidos colegas de profissão, uma vez que o programa foi literalemte abraçado!

Plantão Pedagógico Gestar II - 02/09/2009


Horário : 7:30 h às 11:30 h / 13:30 h às 17:30 h

No dia 02 de setembro realizou-se um plantão pedagógico do Gestar II, cujo objetivo foi sanar dúvidas de cursistas com relação à elaboração do portfólio e realização do projeto e outras atividades.
___________________

2º Encontro Gestar II - 24 a 28/08/2009


Seminário de Acompanhamento Gestar II


No mês de agosto , realizamos o 2º Encontro Gestar II cujo objetivo foi realizar o seminário de acompanhamento. Foi muito proveitoso, pois revimos os colegas formadores e trocamos muita experiência através dos relatos das oficinas realizadas em suas respectivas cidadese além disso tivemos a oportunidade de conhecer os costumes de alguns lugares .
Aproveitamos também para tirar eventuais dúvidas sobre o programa e terminar os estudos dos TPs 1,2 e 6; fizemos mais oficinas e cada momento de socialização foi muito importante pois tivemos a oportunidade de "trocar figurinhas".
_________________________
3º ENCONTRO GESTAR II - CORONEL FABRICIANO
Seminário de Avaliação e Reflexão do Gestar II
Nos dias 23 e 24/11/2009, realizamos o último módulo do Gestar II, foram momentos de troca de experiências e conhecimentos dos trabalhos maravilhosos realizados pelos nossos companheiros de profissão.

22 agosto, 2009

Cantinho da criatividade!

GESTAR II
Juntos no Gestar
Vamos todos estudar
Na hora de ler
Todos cumprem o dever
Ouço com atenção
Sabedoria e emoção.
Nós somos estudiosos
Ou muito caprichosos.
Gostamos de aprender
Estudar e sempre ler
Sempre querendo melhorar
Teoria e prática no Gestar
Alunos melhores teremos
Realizados certamente estaremos!
Arlete Gonçalves Dutra (cursista do Gestar II - Teófilo Otoni/MG)

Oficina Gestar II - TP 5 19/08/2009

Apesar de alguns problemas de logística, realizamos mais uma sessão coletiva do Gestar II. Em virtude desses problemas iniciamos o encontro relembrando coerência e falando sobre coesão. Formamos o grupos para realizarmos a oficina 20 do TP 5. Em seguida, os cursistas apresentaram as propagandas produzidas : Fazendo as seguintes análises:
  1. Que produto está sendo anunciado?
  2. Que relação está sendo excluída ou negada?
  3. Que expressões são usadas para marcar essa negação?

4. Como aparece a coesão inter-relacionando texto verbal e visual na propaganda?

Foi muito bacana, nosso cursistas são bem criativos!

Logo depois, houve a exposição dos "Avançando na prática" que como sempre foi muito bom pois trocamos experiências e damos sugestões. Foi apresentado aos cursista a estrutura para o desenvolvimento do projeto para finalização do programa. Encerramos com a proposta de atividade para o próximo encontro.

Oficina Gestar II TP 5 - 04/08/09

Mais uma vez nos reunimos aqui na SME para realização de mais uma oficina. Como sempre iniciamos com uma mensagem : "Experimente outra vez". Em seguida, realizamos as seguintes atividades:
Analisamos o slide : Leitura e processos de escrita em que debatemos sobre Redação escolar X Produção de texto;
  • Em seguida realizamos a oficina - Coerência na linguagem verbal e não verbal na produção de propagandas;
  • Realizamos a plenária da oficina;
  • Analisamos também algumas charges sobre a Influenza A para pssíveis criações de atividades;

Mais uma vez sinto que enriqueço a minha experiência profissional realizando o Gestar com as meus estimados colegas de profissão.

20 julho, 2009

Para refletir....
O professor e a semente da educação

Quando lançamos uma semente na terra juntamos a ela a esperança e a certeza de que vai nascer uma planta. Da planta, o fruto, e do fruto, novas sementes. Toda semente carrega em seu bojo uma planta dormindo. É fantástica a lição da semente. A educação também é assim. A gente planta, planta sempre, mas não pode exigir que a planta venha amanhã. Leva tempo para que uma planta se desperte do sono no berço da semente. Nem sempre é possível colher o que se plantou. As coisas caminham devagar. As coisas nem sempre acontecem em curto prazo. Mas é preciso acreditar e plantar com a certeza de que mesmo em longo prazo, a semente germinará.
Feliz recesso!
Um abraço fraternal, Débora, julho/2009

Oficina Gestar II TP4 09/07/2009

Leitura e processos de escrita I

Manhã : 07:30 às 11:30 horas

Hoje pela manhã realizamos a 7ª oficina com as seguintes atividades:

1ºMensagem pps. Dia lindo! ;
2ºDepois de analisarmos o slide sobre LETRAMENTO LITERÁRIO realizamos discussões em grupos de mais ou menos cinco pessoas com as seguintes reflexões :

1. Como você define letramento? Qual a relação que você estabelece entre letramento, alfabetização e escolaridade?
2. Como podemos relacionar letramento com as práticas de cultura local?
3. Somos todos letrados nesta sala? Vivemos em um país letrado?
4. Em sua sala de aula, que objetivos de leitura você trabalha preferencialmente e que material usa em cada caso?
5. De que modo o conhecimento prévio interfere na atividade de leitura e escrita?
6. O que você consideraria uma leitura ativa?
8. Você pratica letramento? Qual deve ser o papel do professor que trabalha na perspectiva do letramento?

9.O que devemos fazer para que a leitura se torne um hábito para toda a vida ou, melhor ainda, uma paixão?

3ºApós as discussões realizamos a plenária, foi muito proveitoso, pois tivemos a oportunidade de relatarmos experiências próprias;
4ºAntes do encerramento da 1ª parte duas cursistas relataram o “Avançando na prática”, pois não tiveram oportunidade de expor no encontro anterior.

Tarde: 13:30 às 17:30 horas

Neste segundo momento demos continuidades às apresentações do “Avançando na prática” e em seguida assistimos ao filme “Narradores de Javé” , que veio enriquecer as discussões realizadas pela manhã;
Em seguida, fizemos uma breve discussão sobre o filme;
Fizemos uma avaliação sobre o 1º semestre do encontro, que foi muito importante, pois colhemos também sugestões para enriquecermos mais os encontros futuros;
Propus às cursistas além dos estudos dos TPs a confecção da “Caixa de Linguagem” do AAA 4;
Encerramos com a mensagem “O professor e a semente da educação”.


Como sempre é prazer participar e conduzir o GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA.

Data do próximo encontro: 04/08/09 às 07:30 horas.


02 julho, 2009

Oficina Gestar II TP4 - 19/06/2009

Aos dezenove dias do mês de junho realizamos mais uma sessão coletiva do Gestar II, cujo tema foi Leitura e Processos de Escrita I. Como de costume começamos o encontro com uma mensagem pps "Pedras". Em seguida, algumas colegas apresentaram o "Avançando na prática", pois não houve tempo no último encontro, mais uma vez trocamos experiências com os colegas o que considero muito importante. Percebi que o Gestar II foi bem aceito e está sendo realmente aplicado, pois foram relatadas a participação e a contribuição dos alunos na realização dos "Avançando na prática". Isso se deve ao excelente trabalho de motivação que os cursistas fizeram com os alunos. O nosso grande obstáculo é ainda a falta de compreensão e boa vontade por parte de alguns diretores da rede estadual que se negam a colaborar com alguns professores (mas nossos cursistas não medem esforços para participar dos encontros). Em virtude disso, solicitamos a presença de Imaculada, assessora técnica da SME, para nos ajudar mais uma vez nesse acordo com a SRE. Encerramos nosso encontro com um míni sarau com declamações de poemas. A cursista Wilma se caracterizou e ornamentou o ambiente com velas para fazer a declamação do poema "Lembrança de morrer" de Álvares de Azevedo. ADOREI!
Lembrança de morrer

Quando em meu peito rebentar-se a fibra
Que o espírito enlaça à dor vivente,
Não derramem por mim nem uma lágrima
Em pálpebra demente.

E nem desfolhem na matéria impura
A flor do vale que adormece ao vento:
Não quero que uma nota de alegria
Se cale por meu triste passamento.

Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto, o poento caminheiro
— Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro;

Como o desterro de minh'alma errante,
Onde fogo insensato a consumia:
Só levo uma saudade — é desses tempos
Que amorosa ilusão embelecia.

Só levo uma saudade — é dessas sombras
Que eu sentia velar nas noites minhas...
De ti, ó minha mãe, pobre coitada
Que por minha tristeza te definhas!

De meu pai... de meus únicos amigos,
Poucos — bem poucos — e que não zombavam
Quando, em noite de febre endoudecido,
Minhas pálidas crenças duvidavam.

Se uma lágrima as pálpebras me inunda,
Se um suspiro nos seios treme ainda
É pela virgem que sonhei... que nunca
Aos lábios me encostou a face linda!

Só tu à mocidade sonhadora
Do pálido poeta deste flores...
Se viveu, foi por ti! e de esperança
De na vida gozar de teus amores.

Beijarei a verdade santa e nua,
Verei cristalizar-se o sonho amigo....
Ó minha virgem dos errantes sonhos,
Filha do céu, eu vou amar contigo!

Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nelas
— Foi poeta — sonhou — e amou na vida.—

Sombras do vale, noites da montanha
Que minh'alma cantou e amava tanto,
Protegei o meu corpo abandonado,
E no silêncio derramai-lhe canto!

Mas quando preludia ave d'aurora
E quando à meia-noite o céu repousa,
Arvoredos do bosque, abri os ramos...
Deixai a lua prantear-me a lousa!

10 junho, 2009

Oficina Gestar II - 04/06/09

  • Início com a mensagem :"Orquídeas";

O encontro de hoje foi bem bacana, pois aconteceram as apresentações dos "Avançando na prática" e a cada apresentação os cursistas relataram as dificuldades e as surpresas ao realizarem o trabalho com seus educandos, considero os momentos das apresentações das aulas muito enriquecedor, pois, assim , aprimoro mais ainda a minha prática, uma vez que tenho aprendido , e muito, com meus companheiros de trabalho. E, como destaque houve uma brilhante exibição de um jornal falado chamado ME Notícias, feito pela cursista Magna, que foi filmado e editado em estúdio. A cada apresentação os cursistas entregaram o relatório da experiência.

E por fim, combinamos mais estudos dos TPs e combinamos a data do próximo encontro: 19/06/2009

Oficina Gestar II : TP 3 20/05/09

Realizamos hoje nosso 4º encontro com as seguintes atividades:
  • Mensagem de abertura - "Sua manhã";
  • Plenária sobre o prognóstico traçado sobre a escola dos cursistas (com levantamento de dúvidas, inclusive);
  • Realização da oficina envolvendo o gênero textual poema : "Poemas enlatados" em que os cursistas retiram um poema da lata para ser declamado a cada momento que a música para de tocar, o interessente foi que além da leitura dos poemas houve comentários sobre os mesmos a respeito do que achou e relembramos até mesmo momentos de infância. A partir daí surgiu a ideia de realizarmos um sarau.
  • Agendamos o próximo encontro.

Como sempre foi um encontro bem proveitoso e sobretudo prazeroso, pois considero muito importante enriquecer a nossa prática em sala de aula.

12 maio, 2009

Oficina Gestar II TP3 06/05/2009

Hoje realizamos nosso 3º encontro que tenho o prazer de chamá-lo de Oficina dos Generosos gêneros, realizamos as seguintes atividades :

  • Mensagem de abertura _ Mensagem por foto;
  • Paralelo entre "Gênero textual" e "Tipo textual", foi muito interessante, pois ao discutir em grupo percebi realmente a diferença entre gênero e tipo textuais;
  • Troca de ideias;
  • Realização da Oficina : Gêneros textuais que consistia em lançar um tema para a produção de texto com os seguintes tipos de gêneros: poema, manual de instrução, canção e receita;
  • Apresentaçoes das oficinas;
  • Planejamento para o próximo encontro.

Foi um encontro bastante proveitoso, pois consegui , mais uma vez, juntamente com meus colegas entender a diferença entre gênero X tipo textuais.

Em tempo: foi muito divertido assistir as apresentações das oficinas, fiquei cercada de muita CRIATIVIDADE!

Produções

Canção

O homem
Paródia (Garota de Ipanema)

Olha, que coisa mais linda
Mais cheia de graça, é ele
que passa
Num sexy gingado, a caminho
do mar
Moço, o seu gingado é mais que atraente
É sedutor, muito caliente
E me faz suspirar...
Ah! por que estão tão sozinha?
Ah! por que tanta injustiça?
A beleza que existe neste homem.
Acende o fogo que me consome.
E me faz delirar... (repete)

Componentes: Magna, Eliane, Sandra Sales, Aline, Vera Lúcia, Sandra Neres

Poema

Descrições masculinas

Há vários tipos de homens
Agora vamos descrever
Quem sabe você encontra
Um ideal para você.

O “charmoso” procura
As mulheres impressionar
Está sempre limpo e cheiroso.
Levando todas a delirar.

O “machão” é um ditador
Não sabe dialogar
É sempre egoísta
Não serve para amar.

O “esportista” procura
Do corpo cuidar
Está sempre na academia
Só pensa em malhar.

Para o homem “mulherengo”
Uma mulher só não dá
Está sempre insatisfeito
Procura seu ego saciar.

O “trabalhador” todos os dias
Preocupa-se em ganhar
O pão de cada dia
Para a família sustentar.

Cuidado com o “preguiçoso”
Uma cama não pode ver
Você sai para trabalhar
Enquanto ele vê TV.

O “ciumento” é possessivo
Está sempre a imaginar
Que quando não está com a mulher
Há um “Ricardão” em seu lugar.

O “carinhoso” procura
À mulher agradar
Está sempre presente
Em todo tempo e lugar.

O homem “inteligente”
Esse sim, é pra casar.
Com seu jeito envolvente
Sabe a mulher conquistar.

De todos os tipos descritos
Procure o melhor para você,
Mas, cuidado, ATENÇÃO!!
Para não se arrepender.

Componentes: Magna, Eliane, Sandra Sales, Aline, Vera Lúcia, Sandra Neres

Receita

Homem ideal

Ingredientes:

½ de paciência
½ xícara de bom humor associado ao carinho
1 pires de tolerância, amor e dedicação à mulher.
1 colher de sopa de tesão
1 porção de beijos, abraços e amassos.

Modo de fazer:

Coloque a paciência, junte o bom humor com carinho e misture suavemente com as mãos. Acrescente a tolerância, o amor, a dedicação, agregue tesão, beijos, abraços e amassos. Tempere com palavras de carinho.

Modo de servir:

Em um ambiente previamente preparado ao som de uma música romântica, pouca luz e cama macia, absorva toda a magia do amor e seja feliz.

Componentes: Wilma, Vanessa, Roberto, Virgínia, Valquíria, Tânia, Jomélia, Adenilda


Manual de instrução


Homem ideal

· Plugue-o na tomada de sua vida.
· Forneça energia para o seu bom funcionamento.
· Verifique se todas as peças estão encaixadas corretamente.
· Induza-o a fazer exercícios regularmente.
· Mantenha-o em constante observação.
· Verifique seu comportamento periodicamente.
· Iniba-o de ações inadequadas.
· Não deixe-o ao alcance de outras mulheres,
Para dar maior durabilidade ao seu homem, guarde-o em lugar propício como:
o coração. E que seja eterno enquanto dure.

Componentes: Wilma, Vanessa, Roberto, Virgínia, Valquíria, Tânia, Jomélia, Adenilda

29 abril, 2009

REFORMA (ORTOGRÁFICA) POÉTICA
2009 é o ano da Reforma Ortográfica
Em casos como AUTOESTIMA, o hífen cai.A sua é que não pode cair.
Em algumas palavras,o acento desaparece,como em FEIURA.
Aliás, poderia desaparecer a palavra toda.
O acento também cai em IDEIA,só que dela a gente precisa.E muito.
O TREMA sumiu em todas as palavras,como em INCONSEQUÊNCIA,que também poderia sumir do mapa.
Assim, a gente ia viver com mais TRANQUILIDADE.
Mas nem tudo vai mudar.ABRAÇO continua igual.E quanto mais apertado, melhor.
AMIZADE ainda é com "z",como vizinho, futebolzinho, barzinho.
Expressões como "EU TE AMO" continuam precisando de ponto.
Se for de exclamação, é PAIXÃO, que continua com "x",como ABACAXI, que, gostando ou não,a gente vai ter alguns para descascar.
SOLITÁRIO ainda tem acento,como SOLIDÁRIO,que só muda uma letra, mas faz uma enorme diferença.
CONSCIÊNCIA ainda é com SC, como SANTA CATARINA,que precisa tocar a vida pra frente.
E por falar em VIDA,bom, essa muda o tempo todo,e é por isso que emociona tanto.

26 abril, 2009

Memorial Descritivo

Sou Débora Karine Souza Brauer, professora de Língua Portuguesa da educação básica dos níveis fundamental e médio. Nasci em Teófilo Otoni/MG cidade que fica localizada no Vale do Mucuri. Sou casada e tenho dois filhos, que são meus tesouros, Carol e Pablo.

Desde criança quis ser professora, fiz o curso Normal em nível médio, em seguida fiz faculdade de Letras e especialização em Língua Portuguesa.

Há doze anos trabalho em sala de aula e posso dizer que sou professora por opção. Acredito que nós educadores temos uma missão que considero um apostolado: somos além de formadores de opiniões, formadores de caráter.

Gosto muito de ler, me lembro de um livro que li na infância :"Suriléia, mãe monstrinha" e atualmente estou lendo "A menina que roubava livros", (simplesmente maravilhoso!)

No mês de março do presente ano participei do curso de formadores para tutores do Programa de formação continuada, o Gestar II na cidade de Coronel Fabriciano. Agora, tenho o prazer de ser multiplicadora do curso que a cada encontro enriqueceremos a nossa experiência e o nosso saber.
Relatórios dos Encontros presenciais do GESTAR II na cidade de Teófilo Otoni/MG
1º encontro : 07/04/2009 (Oficina introdutória)
  • Na nossa primeira oficina introdutória ao Gestar II a assessora técnica, professora Imaculada, fez a abertura do encontro que está sendo promovido através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o MEC.
  • Em seguida, apresentei-me como tutora e fiz a apresentação da mensagem "Professores Apaixonados" e do Guia Geral do programa; informei os direitos e deveres dos cursistas.
  • A pedagoga da SME, professora Eliete, fez a distribuição do material.
  • Logo após, ouvimos e anotamos dúvidas e sugestões do grupo.
  • Realizamos a dinâmica da completude e marcamos a data do nosso próximo encontro.
2º encontro: 24/04/2009 (2ª Oficina introdutória)
Hoje realizamos a nossa 2ªoficina introdutória ao Gestar II com as seguintes atividades:
  • Mensagem pps: Compromisso;
  • Realizamos as atividades do Guia Geral (em subgrupos) com o objetivo de conhecer melhor o programa e traçarmos expectativas com relação ao mesmo;
  • Discutimos as respostas em plenária;
  • Ouvimos sugestões e dúvidas dos cursistas;
  • Fizemos um breve comentário sobre o assunto do próximo encontro (Gêneros e Tipos Textuais).